O Coletivo Cubo, surgido em 2008, é formado pelo designer Marcos Sasso e pela museóloga venezuelana Jessica Rodríguez García, para ambientar uma festa que aconteceria numa casa de termas no centro do Rio de Janeiro.
O processo criativo da dupla é através do desenvolvimento das lembranças captadas da infância e mediante muitas discussões se transformam numa releitura atual com o uso de técnicas e materiais reciclados em plasticidade compacta.
Uma peculiaridade no trabalho do Coletivo Cubo é a oportunidade em descobrir como colocar em prática essas idéias e transformá-las em diálogos com o espectador.
Para chegar ao resultado final concebido inicialmente, Cubo tem como particularidade convidar profissionais de outras áreas para assessorar e/ou participar na participação da obra.
A dupla Sasso e Rodriguez é uma caixola cheia de surpresas, prontos para integrar todos os tipos de linguagens em algo esteticamente visual e
provacador de catarse no espectador.
O Coletivo Cubo já participou em alguns eventos:
• Exposição FACA DE 3 PONTAS:
Instalação de Marcos Sasso e Jessica Rodríguez, trilha: Lucas Pires
Local: 2ª Edição da Festa Sextape
Data: 31 de outubro de 2008
• Exposição FACA DE 3 PONTAS:
Projeção de fotografias
Local: Festival Araribóia Rock
Data: 13 de dezembro de 2008
Segundo Gigi Barreto, a exposição FACA DE 3 PONTAS é: 'Um mergulho funesto no mundo erótico. Imergimos junto com elementos culturais diversos, que de uma forma instintiva (selvagem até) se reúnem e revelam o lado sombrio, lúgubre, de um triângulo amoroso intenso. Mitos da cultura greco-romana, candomblé e cristianismo se amam e se traem a facadas neste triângulo. Dicotomia que leva a três caminhos, em vez de apenas dois, como muitas vezes o amor é capaz de fazer. Há de se estar preparado para um mergulho desses: respirar bem fundo e reter o quanto possível a paixão dentro do peito. Sabendo que o pulmão pode sangrar'.