No mês de agosto de 2009, o Coletivo Cubo - CC se juntou para colocar em prática o segundo projeto, chamado "Dama da Noite".
Atualmente, o CC encontra-se na segunda fase de confecção da obra, manipulando a série de fotografias capturadas pela lente do camarada e parceiro João Julio Mello aka JayX, as quais serão utilizadas para criar uma instalação.
A modelo Mariana Cerino, bailarina na vida real, se prontificou a colaborar com o projeto, ao se transformar numa instalação real, bem como já fazia Yves Klein ao usar das modelos como pincéis para pintar seus quadros, nos happenings e do famoso Jun Nakao, ao apresentar um espectáculo, criando a costura do invisível.
A assessoria de Raphaella Vieira, estilista e da bailarina Priscilla Carvalho, foi fundamental para o entendimento da estruturação do projeto.
Entrando um pouco no espírito do "Dama da Noite", tanto Marcos Sasso como Jessica Rodríguez, buscaram fundir numa só figura, as diversas lembranças da infância, como pode ser percebido em seu estudo: a flor dama da noite, a bailarina da caixa de música, através do uso de material reciclado, como foram confeccionadas as flores do escenário com garrafas de plástico de refrigerante [coca-cola], no total foram mais de 30 garrafas, juntadas durante dois meses e o plástico preto, usado como fundo, coletado da sobra de uma obra.
Existe uma preocupação pertinente no trabalho do CC que é a procura da estética através da resistência e dureza do plástico, tentando dominá-lo e torná-lo em algo poético, quando falam da procura e espera pelo florecimento da flor dama da noite [Nome científico: Cestrum nocturnum], a qual só se abre uma vez ao ano e dura 24 horas exposta para extasear o olhar, olfato e sensibilidade do homem.
Eis o video do making-of: http://www.youtube.com/watch?v=Ts-pFc9sjis
Nenhum comentário:
Postar um comentário